segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sombras da Noite e a nova parceria de Tim Burton e Johnny Deep


Neste domingo, fui ao cinema assistir ao filme Sombras da Noite, oitava parceria de Johnny Depp e Tim Burton - abaixo listo os filmes em que ator e o diretor (respectivamente) trabalharam juntos.

Mas antes, falarei sobre o filme.

Na verdade, não há muito o que falar, o filme não chega a ser um blockbuster e pelo pouco que li na internet tem algumas críticas ruins (não me apegarei a detalhes, já que cinema é obra para ser apreciada por cada um e cada um tirar sua própria conclusão). Falarei da minha visão do filme.

Uma coisa já me é extremamente válida no filme. Ele foge totalmente da imagem que os vampiros vinham adquirindo ultimamente - tendo como base livros como a Saga Crepúsculo e outros que vieram em seu rastro (esses outros que eu nem me dei ao trabalho de ler) - onde vampiros bebem apenas sangue animal, brilham à luz do sol e se casam virgem. Vampiros são criaturas amaldiçoadas, cruéis, que bebem sangue humano, fogem do sol, de crucifixos, água benta, prata e matam por sede de sangue. Humano. Isso sim é vampiro.

No filme, Depp dá vida a Barbabas Collins que após rejeitar a bruxa Angelique, perde sua amada Josette, se vê amaldiçoado por ela transformado em um vampiro e trancado em um caixão de metal, onde passa quase dois séculos, acordando na cidade de Collinsport - fundada por sua família há séculos - na década de 70. Ele encontra a Mansão Collins caindo aos pedaços e descobre que Angelique assumiu os negócios de pesca da cidade, que outrora pertenciam à sua família. Com a ajuda de Elizabeth, uma das únicas descendentes dos Collins, Barnabas decide retomar os negócios de sua família.

O filme é recheado de humor negro, piadas inteligentes, mas peca pela condução da história, que acaba ficando meio em aberto - mas nada que prejudique seu entendimento.

Mas vale a pena ser visto por quem gosta de uma história de vampiros à moda antiga, recheada de humor e com uma fotografia totalmente sombria. Além do elenco afinadíssimo, que além de Depp, conta com nomes como Michelle Pfeiffer (impecável), Helena Bonham Carter, Eva Green e muitos outros. Além da direção inspiradíssima de Tim Burton.

Aliás, falando em Burton e Depp, há a grande parceria entre eles que já conta 22 anos (quase a minha idade).
Edward Mãos de Tesoura - 1990;
Ed Wood - 1994;
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça - 1999;
A Fantástica Fábrica de Chocolate - 2005;
A Noiva Cadáver - 2005 (Animação Stop Motion onde Depp serviu de modelo e deu voz ao personagem principal);
Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet - 2008
Alice no País Das Maravilhas - 2010
Sombras da Noite - 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário