sábado, 9 de junho de 2012

Da série: Curiosidades sobre as novelas.

parte 4 de 4:


Hoje encerro a série sobre as curiosidades das novelas. Para o fim guardei aquelas que, pra mim, são as mais interessantes. Vamos lá:

            Atores que interpretaram, em novelas diferentes, personagens com tramas muito parecidas (e bota parecido nisso...).

Em Paraiso (2009), Eriberto Leão interpretou o peão Zeca, apaixonado pela Santinha de Nathália Dill. Na trama, ele sofreu um acidente durante uma montaria e ficou paraplégico. Como Santinha foi para o convento (como promessa para que ele ficasse bom), Zeca contava com o apoio do pai Eleutério (Reginaldo Faria) de quem era muito amigo. Na casa, morava Rosinha (Vanessa Giácomo) que era apaixonada por ele.

Coincidentemente, em Insensato Coração (2011) de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, ele interpretou Pedro, um piloto de avião que ficou paraplégico em um acidente de avião. Contou, também, com o apoio de seu pai Raul (Antonio Fagundes) que também era seu melhor amigo pra dar a volta por cima. Irene (Fernanda Machado), sua prima era apaixonada por ele.

Nas duas novelas, ele ficou paralítico fazendo o que mais gostava (montando e pilotando avião) e nas duas voltou a andar. Diferente, porém, a química perfeita entre Eriberto Leão e Nathália Dill, não se repetiu em Insensato Coração, quando fez par com Paola Oliveira.

Já Débora Falabella interpretou em Senhora do Destino e Duas Caras (ambas de Aguinaldo Silva com direção de Wolf Maia) personagens praticamente com a mesma função.

Em Senhora do Destino (2004/05), ela era a rica Maria Eduarda, que se apaixonava por Viriato (Marcelo Antony), de classe econômica inferior à sua. Seu pai, Leonardo (Wolf Maya) não aceitava o romance. No fim, descobriu-se que ele era filho de seu mordomo Alfred (Italo Rossi) com uma cozinheira. Ele aceitou o amor dele no fim.

Em Duas Caras (2007/08), ela foi a rica Julia, filha do rico Barretão (Stênio Garcia). Ela se apaixonava por Evilásio (Lazáro Ramos), negro e morador de uma favela e seu namoro, novamente, não era aceito por seu pai. Diferente de Eduarda, dessa vez ela enfrentava tudo e ia morar na favela com ele. Mas tão igual à outra, seu pai, que era racista, não aceitava o romance. No fim descobria-se que ele era descendente de negros e passou a aceitar.

Por três vezes, Christiane Torloni interpretou, em remakes, personagens que foram de Eva Wilma na versão original.

- Em A Gata Comeu (1985) ela viveu Jô Penteado. A novela foi remake de A Barba Azul (1974/75) ambas de Ivani Ribeiro.

- Em A Viagem (1994) ela foi Diná, personagem de Eva Wilma na versão de (1975) também de Ivani Ribeiro.

- Em Tititi (2010) Christiane viveu Rebeca personagem que também foi de Eva Wilma na primeira versão de Plumas e Paetês (1980/81) (sendo a original de Cassiano Gabus Mendes e o remake de Maria Adelaide Amaral).

Em A Indomada (1997), Eva Wilma viveu a vilã Altiva, que morria em um incêndio no fim da novela e sua imagem aparecia na fumaça gritando “eu voltarei”. No final de Fina Estampa (2011/12), onde interpretou tia Iris sua personagem comprava um caminhão e ia embora para Greenville, cidade onde se passou a trama de A Indomada. Antes de ir, porém, ela dizia para a câmera “eu não disse que voltava?” encerrando com uma piscadinha, fazendo assim uma alusão à sua personagem Altiva.

Mas a coisa que mais me impressionou (descobri por acaso, fazendo pesquisas para uma postagem futura) é a seguinte:

As novelas O Rei Do Gado e Esperança, foram escritas por Benedito Ruy Barbosa, com colaboração de texto de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa (suas filhas), com Emilio di Biasi na direção e Luiz Fernando Carvalho na direção de núcleo. Ambas tiveram sua estreia no dia 17 de junho e seu término no dia 15 de fevereiro, sendo a primeira entre 1996 e 1997 e a segunda entre 2002 e 2003, exatos 6 anos depois, contabilizando 209 capítulos cada uma.

E assim, eu encerro a série "Curiosidades sobre as novelas". Espero que vocês tenham gostado, eu mesmo me surpreendi com muitas coisas que eu descobri. Abaixo, seguem os link's das outras três partes, para quem quiser ver, ou rever.


Parte 1 de 4:

Parte 2 de 4:

Parte 3 de 4:

Nenhum comentário:

Postar um comentário