sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Top 15: A música e a dramaturgia...


Novela é uma paixão nacional, isso é inegável. Há quem goste de novelas leves, dramáticas, cômicas, cheias de suspense e mistérios. Tem novela para todos os gostos. E mesmo com tantas outras mídias presentes – internet, TV a cabo -, as novelas continuam presentes na vida dos brasileiros. Discutimos o futuro das tramas, dos personagens, quem matou quem, quem ficará com quem, qual a música de cada personagem... Ah, a música. Cheguei ao ponto em que eu queria.

                A trilha sonora de uma novela é um trabalho à parte. Há a música tema dos mocinhos, a música daquele personagem cômico, ou aquele instrumental dramático que nos avisa que tipo de cena esperar. Aliás, essa é justamente uma das funções da trilha sonora. Indicar-nos que tipo de cena vem a seguir, ou dar o tom certo para uma determinada cena, seja ela cômica, dramática, de suspense. A trilha sonora marca e muito uma novela, ao ponto de escutarmos a música no rádio e lembrar exatamente da novela, ou da cena específica.

                A partir de hoje, listarei um top 15 com aquelas que são, na minha humilde opinião, as músicas que mais marcaram na dramaturgia.

                Foi um trabalho árduo. Minha pesquisa teve início no site do Nilson Xavier www.teledramaturgia.com.br, para mim o melhor site especializado em dramaturgia na web, onde eu li e reli a lista de todas as novelas da Globo, e a cada nome que eu lia eu marcava o nome das músicas que me viessem à cabeça. Depois visitava cada link pesquisando se a música fazia mesmo parte da trilha sonora, pesquisando os intérpretes, personagens das quais as músicas foram tema. Dessa pesquisa, cheguei a uma lista de 103 nomes – e que seria bem maior, caso eu colocasse algumas músicas que para mim, ninguém se lembraria.

                Dessa lista, consegui selecionar 30 depois de um trabalho ainda mais difícil de eliminação. Muitas músicas mereciam essa lista, mas consegui chegar a um top 15 (minha intenção inicial era um top 10), com as músicas que, para mim, são as que mais marcaram na dramaturgia brasileira. Serão duas músicas por postagem até a 6ª posição. A partir da quinta posição será uma por postagem.

                Para não me alongar mais em meu texto, na próxima postagem, dentro de instantes, tem início o top 15. Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário