sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ti Ti Ti e as várias "novelas" dentro da novela...

Conhecida como a "Rainha das Minisséries", Maria Adelaide Amaral se aventurou pelo campo das novelas, como autora titular, apenas duas vezes, com os bem sucedidos remakes de Anjo Mau e Tititi.

Em Tititi, a principio, Maria Adelaide homenageou Cassiano Gabus Mendes unindo duas tramas dele, Tititi de 1985 e Plumas e Paetês de 1980. Trouxe também personagens de outras novelas, como Mario Fofoca, interpretado por Luis Gustavo em Elas Por Elas, Kiki Blanche, de Eva Todor em locomotivas, a "divina" Magda de Vera Zimermann de Meu Bem Meu Mal e Rafaela Alvaray de Marília Pêra em Brega e Chique.

Mas a grande tacada de mestre de Tititi foi o texto inspiradíssimo, muitas vezes ditos por Cláudia Raia, proferindo homenagens a novelas e programas da globo.

Jaqueline chamava Suzana (Malu Mader) de "Fera Radical", em uma alusão à novela protagonizada por Malu na década de 80. Em uma cena, Suzana e Jaqueline cantaram juntas a musica de abertura da novela Fera Radical. Flagradas por Ari, ele disse que elas pareciam a dupla Faisca e Espoleta (formada por Claudia e Patricia Pillar em A Favorita). Jaqueline retrucou, dizendo "isso é muito melhor que Beijinho Doce".
Em outra cena, Jaqueline citou Tonhão, personagem que Claudia viveu no Tv Pirata. Na mesma cena, disse que "O Tonhão parecia aquela atriz, a Claudia Raia, mas de cabelos curtos".
Quando conheceu Jacques Leclair, perguntou a ele se ele era costureiro da Viuva Porcina por seu estilo espalhafatoso de costura.
A dupla Jaqueline e Massa (Marcos Frota) remeteu ao casal Tancinha e Beto, vividos por eles mesmos em Sassaricando.
Thales (Armando Babaioff) disse que ela era "engraçadinha", e ela respondeu que nunca havia sido chamada assim, numa alusão à sua personagem na minissérie Engraçadinha.
Quando Suzana conheceu Valquiria (Juliana Paiva) disse "Eu já fui você um dia". Malu foi Valquiria na primeira versão de Tititi.
Perguntado por que falava espanhol tão bem, Mario Fofoca disse que conhecia o ator Luis Gustavo (ele mesmo) que já havia interpretado um espanhol em uma novela.
Murilo Benicio (Ari) citou o Tenente Wilson (que ele viveu no seriado Força Tarefa) e disse também que ele e Victor eram como Lucas e Léo interpretados pelo ator Murilo Benicio em O Clone.
Ao ver um croqui feito por Ronie Pyer, Ari disse "Que desenho horrivel, parece feito pelo macaco Chico de Caras & Bocas". o ator Otávio Reys, interprete de Ronie, era o interprete do macaco Chico em Caras & Bocas.
Adriano (Rafael Zulu) reclamava de Taissa (Fernanda Souza): "Lá vem aquela chiquitita taradita", em alusão à novela chiquititas do sbt, onde Fernanda participou na década de 90.
Censurando uma empregada, Jaqueline disse: "Olha a empregada querendo ter fala. Isso aqui não é novela do Manoel Carlos, não."

Além dessas, muitas outras homenagens aconteceram na novela. Citá-las deixaria o texto ainda maior do que já está.

As notas que surgem, indicam que Maria Adelaide prepara agora uma novela inédita, em parceria com Vincent Villari. Que venha uma novela tão boa e inspirada como foi Tititi, mantendo assim, o bom resultado no horário das 19h agora com Cheias de Charme e em seguida com o remake de Guerra dos Sexos, escrito por Silvio de Abreu (responsável pela versão original) e com direção de Jorge Fernando que tem tudo para ser outro sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário