terça-feira, 24 de abril de 2012

Entrevista com o Vampiro

Um dos meus passatempos preferidos, quando vou ao shopping, é visitar as livrarias. Sou apaixonado por livros.
Não, não vejo graça em e-book. A melhor parte de ler um livro é visitar a livraria, escolher um belo título, sentir o cheiro do papel novo. Muito bom!

Ultimamente, porém, quase não tenho feito visitas às livrarias. Primeiro por falta de tempo. Segundo por falta de opções nas livrarias.

A Saga Crepúsculo trouxe, além de fama a Stéphanie Meyer, Kristen Stewart e companhia limitada, uma enxurrada de outros livros abordando o mesmo tema. Romances vampíricos.

Parece que, quando algo faz sucesso, todos se enveredam por aquele caminho, seguindo a onda. Isso faz com que o assunto se torne esgotado, vire uma febre. E não há nada pior do que febre adolescente.

Os Vampiros politicamente corretos que se apaixonam por heroinas ingênuas, se alimentam de sangue animal para não matar seres humanos, e em alguns casos, brilham ao sol, encheu as prateleiras e as bancadas de "mais vistos". Era entrar na livraria e dar de cara com obras desse gênero.

Mas para quem conhece a verdadeira lenda dos vampiros, sabe que não é bem assim que as coisas acontecem...

Desde que me conheço por gente, leio histórias, assisto filmes e até mesmo novelas, onde Vampiros andam somente à luz da lua, já que o sol queima a pele deles, sendo essa uma das únicas maneiras de os matá-los.
O sangue animal não é suficiente para saciar a fome de um vampiro. Pode até enganar durante um tempo, mas uma hora o verdadeiro instinto do vampiro falará mais alto e ele precisará sim de sangue humano.
Vampiro se apaixonar... Esse não é um sentimento muito comum a essas criaturas...

Mesmo com os prós e contras, vale lembrar que vampiros são criaturas do nosso imaginário (será?), e na literatura existe uma coisa chama Licença Poética, que permite contar suas histórias das mais diversas formas, com a maior criatividade que existe.

Mas, para quem gosta de uma boa história de terros, protagonizada por essas criaturas, recomendo, inicialmente, o livro Entrevista Com O Vampiro.

Escrito por Anne Rice, esta verdadeira obra prima do gênero foi traduzida para o português por ninguém menos que Clarice Lispector. Ou seja, um motivo a mais - ou vários motivos - para lê-lo.

Em Entrevista Com O Vampiro, Louis, um homem que se apresenta como "vampiro", procura um jovem jornalista para contar a ele a sua história. Durante a noite que se segue, ele conta ao jovem, detalhadamente, como conheceu Lestat que o transformou em vampiro, como trouxeram a pequena Cláudia para junto deles, como os dois, Louis e Cláudia, foram para a Europa em busca de outros Vampiros e de mais conhecimento e lá conheceram Armand, o vampiro mais antigo até a época, e o final surpreendente dessa história.

Para quem não tem paciência para leituras, pode assistir ao filme, que conta com a presença de Brad Pitt (Louis), Tom Cruise (Lestat), Kirsten Dunst (Claudia), Antonio Banderas (Armand) e Christian Slater (Jornalista).
Mas não deixe de conhecer essa história incrivelmente intensa, assustadora e inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário