terça-feira, 6 de novembro de 2012

Top 15: A música e a Dramaturgia.

E finalmente... Chegamos ao topo de nossa lista. Qual a música mais marcante da dramaturgia?
Antes, vamos relembrar rapidamente o top5:


5 - Você Não Vale Nada - Calcinha Preta - Tema de Norminha (Dira Paes) em Caminho das Índias;
4 - Tango Instrumental de Flora (Patricia Pillar) em A Favorita;
3 - O amor e o Poder - Rosana - Tema de Jocasta (Vera Fischer) em Mandala;
2 - Whishing On A Star - The Cover Girls - Tema de Yasmin (Daniela Perez) em De Corpo e Alma;

E finalmente...



TOP 1:


Em seu início, a teledramaturgia tinha como objetivo apenas o entretenimento, a diversão da família em casa. Aos poucos, com o aumento de novelas diárias, aumento no número de capítulos, de cenas e de tempo por capítulos, a dramaturgia precisou se renovar, fincar suas raízes em terrenos mais fortes. E seus autores começaram a avançar por outros caminhos. Dias Gomes - de novelas como Roque Santeiro e Bandeira 2 - passou a trazer temas como política para suas novelas, enquanto Janete Claire - Pecado Capital, Irmãos Coragem - popularizava seus personagens, cada vez mais próximos ao telespectador.
Desde então, cada autor tem sido reconhecido por características próprias. Silvio de Abreu - A Próxima Vítima - é conhecido pela comédia e pelos thriler policiais.
Benedito Ruy Barbosa - Terra Nostra, Pantanal - por ambientar suas novelas no interior, mostrar a realidade de quem vive nas fazendas.
Aguinaldo Silva - Tieta, Senhora do Destino - ficou conhecido por seu estilo regionalista e cheio de realismo fantástico (pessoas voando, Cadeirudo, lobisomens), apesar de suas três últimas novelas terem fugido desse estilo.
Todos os autores tem um estilo próprio. Mas talvez o mais 'reconhecível' é o estilo realista que Manoel Carlos dá à suas novelas. Ambientadas sempre no Leblon, 'Maneco' traz às telas personagens críveis, que poderiam ser qualquer pessoa que encontramos nas ruas, e até nós mesmos. O porteiro, jornaleiro, dono do bar, todos podem ser personagens do autor, mesmo que por alguns segundos em uma cena. Bossa Nova, cenas ao redor da mesa do café da manhã, marcas do autor que são inconfundíveis.
Mas uma marca registrada dele é o merchandising social, ou "polêmicas", como é muito conhecido. Por serem tramas onde seus personagens se aproximam muito da realidade, o autor insere muito a realidade em suas tramas. Seja com personagens comentando notícias do jornal (como aconteceu em Páginas da Vida), seja abordando temas como o alcoolismo, a violência contra a mulher, a situação do idoso, romances entre pessoas de diferentes classes sociais ou idades, e muitos casos relacionados à medicina, como Aids, Câncer de Mama e Leucemia.
Esses temas, inseridos em um programa que atinge uma massa tão grande de brasileiros, fazem uma grande diferença para quem sofra de algum deles. Foi assim quando abordou, principalmente, o caso da Leucemia na novela Laços de Família.
Na trama, Helena (Vera Fischer) conhece e se apaixona por Edu (Reynaldo Gianechinni), muitos anos mais novo que ela. Mas quando este conhece Camila (Carolina Dieckmann), filha de sua namorada e com a mesma idade que ele, a empatia é imediata. Aos poucos, a amizade se torna amor e Camila se vê apaixonada pelo namorado de sua mãe. Após muitas brigas e sofrimentos, Helena abre mão de Edu pela felicidade de sua filha e os dois se casam.
É quando começa um novo sofrimento na vida do casal, pois Camila descobre estar com Leucemia. Começa uma batalha interminável de Helena para salvar a vida de sua filha. Agora, namorando Miguel (Tony Ramos), Helena decide abrir mão de seu grande amor novamente por sua filha. Ela termina com Miguel para poder engravidar de Pedro (José Mayer), seu primo e pai biológico de Camila. Gerando uma filha compatível, Helena salva a vida de Camila. No fim, Helena e Miguel se acertam. Camila e Edu terminam felizes.
Interpretada por Lara Fabian, Love By Grace (tema de Camila) foi uma música que marcou muito na época, principalmente após aquela que pode ser considerada uma das cenas mais emocionantes da dramaturgia na década de 2000. Confira abaixo a cena em que Camila raspa seus cabelos que caiam em consequência do tratamento de quimioterapia.
Curiosamente, Camila era uma personagem detestada e muitos telespectadores pediam a sua morte por ela roubar o namorado da mãe. O sofrimento da personagem fez com que o público passasse a ver a personagem com outros olhos e torcer por sua recuperação.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário