domingo, 21 de outubro de 2012

Top 15: A música e a Dramaturgia.

 

TOP 3:

Édipo (Felipe Camargo) e Jocasta (Vera Fischer) na novela Mandala. Os atores se casaram na vida real.


E finalmente chegamos ao nosso pódium. E a medalha de bronze, com certeza, não poderia ser diferente. O Amor e o Poder, na voz de Rosana, música tema da personagem Jocasta interpretada por Vera Fischer na novela Mandala de Dias Gomes. Impossivel para mim ouvir o refrão "Como uma deusa..." e não me lembrar de Vera Fischer. Tudo bem que atualmente ela não esteja no auge de sua beleza como na época da novela, mas mesmo assim a musica marcou muito. Curiosamente, eu não assisti à trama que foi exibida entre outubro de 1987 e maio de 1988. Eu nasci em junho de 1987 e não tinha nem um ano quando a novela acabou. Mas por algum motivo que eu desconheço, sempre lembro da Vera Fischer quando escuto a música, onde quer que seja.
Jocasta (Vera Fischer) estava grávida do namorado Laio (Perry Sales) e ele, muito místico, não dava um passo sem consultar seu amigo e guru Argemiro (Carlos Augusto Strazzer). Este disse a ele que o filho o odiaria e teria um romance com a mãe. Assustado, Laio dá um sumiço à criança.
25 anos se passam. Jocasta ainda procura o filho desaparecido e está separada de Laio. Este, por sua vez, encontra com um jovem na estrada, Édipo. Os dois tem uma discussão, Laio cai de uma ribanceira e morre.
Enquanto é cortejada por Tony Carrado (Nuno Leal Maia), Jocasta se apaixona pelo jovem Édipo que vai trabalhar em sua empresa, sem saber que ele é na verdade seu filho desaparecido.
Mandala foi marcada por muitas polêmicas. Inicialmente a sinopse foi vetada pela Censura Federal por conter assuntos como incesto, uso de drogas e bissexualismo. A Globo se comprometeu a fazer mudanças no original e ela foi então ao ar. Mas depois a Censura voltou a agir proibindo o beijo entre Jocasta e Édipo. Este só foi liberado porque os personagens desconheciam de sua condição de mãe e filho.
O autor, Dias Gomes, escreveu a trama apenas até o capítulo 35. Deixou-a então com seu parceiro Marcílio Moraes que contou com o apoio de Lauro César Muniz nos capítulos finais. Hoje, Lauro e Marcílio estão na rede Record.

Como eu temia, infelizmente, não encontrei nenhum video com cenas da novela e a música ao fundo. Mas posto então um video com o clipe da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário